ficha para fundação de ONGs – Igrejas etc


Ficha para coleta dos dados da Diretoria para fundação de ONGs, Igrejas, Convenções, associações de bairro e terceiro setor em geral. Antes de tudo é ter certeza que você tem chamada de Deus para exercer essa nobre missão:E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Marcos 16:15.  Após ter essa certeza, você devera montar a diretoria do ministério conforme abaixo:

PRESIDENTE; VICE-PRESIDENTE; SECRETARIO; TESOUREIRO; PRESIDENTE DO CONSELHO FISCAL; RELATOR DO CONSELHO FISCAL; MEMBRO DO CONSELHO FISCAL.

Depois da escolha dos nomes da diretoria(cuidado com a escolha para evitar problemas futuros) providencia copia dos documentos de todos: RG; CPF e Comprovante de Residência.

Providenciar o estatuto Social observando para cuidar em cumprir o Código Civil que teve reformulação no ano de 2002.

Estando pronto o Estatuto Social, marcar uma Assembleia Geral para ler e aprovar o Estatuto e confeccionar a Ata e fazer a eleição da diretoria dando posse a mesma de imediato.

De posse da ata e do Estatuto Social providencie um requerimento ao cartório solicitando o registro da Igreja(Ata, Estatuto Social). Após  registro no cartório será a vez de ir a Receita Federal Solicitar o CNPJ. Obs: o Presidente e o Secretario tem que assinar no final do Estatuto, bem como rubricar cada pagina.  Também toda a diretoria e presentes na Assembleia assinam a ata.

De posse do registro no cartório solicite no site da Receita Federal o CNPJ, onde será emitido um documento que o presidente levara na Receita e então será processado o numero do CNPJ.

De posse do CNPJ a ultima Fase e ir a Prefeitura solicitar Alvará e ao Corpo de Bombeiros Solicitar A Vistoria do Prédio.

Lembrando que será necessário contratar os serviços de um contador que seja especializado em terceiro Setor, para que seja providenciado toda essa documentação.  Ainda tem lideres que após a abertura da Igreja acham que acabou por ai as obrigações com a contabilidade, se fosse assim era bom, mas pelo contrario, A Igreja mesmo sem pagar impostos e obrigada a fazer todas as declarações como uma empresa.

O melhor e combinar com o profissional contábil que fará a abertura da igreja uma mensalidade para que o mesmo tome conta de todas as obrigações da Igreja perante a Receita Federal, pois se não prestar todas as declarações o CNPJ será cancelado, O CPF do Presidente será Cancelado, A Igreja Será Multada etc…

Pastor Paulo José:

Servidor do Estado de MT,

Médio Teológico (PLM)

Bacharel Teológico (ITG)

Bacharel Ciência Contábeis (UNOPAR)

Web Disegner (Elgg, Php Fusion, Jom Social etc..

(66) 9231-3649

paulojoseavb@hotmail.com

BAIXE A FICHA AQUI

Facebook Comments